terça-feira, 30 de abril de 2013

Especial Semana do Trabalho - Atitudes de um bom profissional

Oiii amores!
Ontem vimos o Dress Code Profissional : Como se vestir para o trabalho!
A vestimenta é muito importante para o trabalho, mas não é só isso que faz um bom profissional. As atitudes no ambiente de trabalho são muito importantes. Pois comprar roupas e aprender a se vestir pode demorar 2 dias, mas conseguir colocar no seu dia a dia de trabalho atitudes que não estava acostumado a ter poder muito complicado. E, na minha opinião, essas atitudes são exatamente o que um profissional precisa para se tornar mais valioso para a empresa.


Vamos ver então as minhas dicas?

1- Busque capacitação profissional. Você gostaria que uma pessoa que nunca estudou matemática tomasse conta das suas finanças? Acho que não. A capacitação profissional te joga um passo a frente no mercado de trabalho. Conheço muita gente que termina o 2º grau e fica por isso mesmo. Não vire estátua! Não pare de estudar. Corra atrás de uma "educação" melhor (educação aqui se refere a conhecimento escolar). Quando um líder vê que você está sempre querendo aprender mais, é sinal que você vai sempre buscar melhorar na empresa. Isso enriquece seu currículo e dá mais confiança numa seleção.


2- Conheça as tecnologias! Hoje em dia é quase obrigatório saber usar o computador e muitos empregos pedem curso avançado em um certo tipo de programa. Essa é a minha dica. Invista no conhecimento de tecnologias. Hoje em dia quase tudo é feito através de um computador. E mesmo que você s´o saiba o básico, já é um começo!


3- Aprenda pelo menos um idioma além do seu! Mas por favor, invista no seu idioma também. Uma pessoa que fala fluentemente um idioma além do seu próprio, está na frente de muitos currículos bons. A comunicação comercial entre países tende a crescer cada dia mais. O inglês por exemplo, na minha opinião, é quase uma língua mundial. Por isso enriqueça o seu currículo com um bom curso e enriqueça sua imagem com uma boa fala. Mas além do inglês  nós brasileiros também precisamos enriquecer o nosso vocabulário. Escute e aprenda como as pessoas da sua empresa se comunicam, que palavras usam e evite as gírias.



4- Tenho ambição. Diferente do que os outros pensam, ser ambicioso não é ruim, desde que, você não faça mal intencionalmente a ninguém ou não deixe que isso mude seus valores. Ser ambicioso é bom. Por que? Porque a ambição, querendo ou não, nos move para o futuro. Nos dá foco nos nossos objetivos. Uma pessoa ambiciosa quer sempre melhorar e quer sempre o melhor, para isso ela trabalha em prol dos seus objetivos.Ambição é diferente de ganância!


5- Seja autentico! É claro que algumas coisas são padrão dentro da empresa e do mercado de trabalho. Mas uma das coisas que vai diferenciar você é você mesmo. Acho que todos nós temos nossa "coisa" especial e não devemos deixar que suprimam isso. Não deixe de ser você, mas respeite também o que os outros são e seu ambiente de trabalho. Ninguém é perfeito. E de repente é exatamente aquele "quê" que só você tem, que vai te dar um passo a frente no emprego ou numa seleção de emprego.

6- Seja comunicativo! Toda pessoa que tem uma boa comunicação, ou seja, consegue passar informações claras, tem um destaque enorme. Se um cliente não entender o que você fala, provavelmente ele vai procurar outro fornecedor que tem melhor comunicação. Um profissional que sabe se comunicar com as demais pessoas é importante para a empresa.



7- Saiba trabalhar em equipe! Você não trabalha sozinho. Você pode ter colegas de trabalho, patrões, funcionários, revendedores, sócios, etc. Saber trabalhar em equipe é essencial. Uma pessoa que consegue trabalhar com outras pessoas diferentes dela e realizar um bom trabalho, é bem visto numa empresa. Qualquer trabalho importante ou que exija bom relacionamento com outas pessoas, poderá ser passado para você, e assim, você será bem visto pelos lideres da empresa e pelos colegas de trabalho.


E ai está! 7 dicas minhas para você ser um bom profissional. Há muitas outras dicas que eu poderia dar. mas acho essas 7 boas para começar! Aproveitem ! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por deixar o seu comentário Poderosa (o) !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...