quinta-feira, 5 de março de 2015

Cólica: O que é? Como diminuir a dor?

Olá meninas!
Tudo bom ?
Hoje eu vim aqui falar sobre uma dorzinha que afeta a maioria das mulheres: CÓLICA
Não sou médica, mas consegui reunir algumas informações sobre como aliviar essa dor tão intensa e tão irritante para a mulher.
Eu queria vir aqui com uma solução para a dor do parto, mas deixa pra uma próxima vez né. rs

Eu estava navegando pela internet e dei de cara com os sites GINECO e BUSCOFEM que me forneceram informações ótimas para que eu gostaria de passar para vocês.


Cólica (ou dismenorreia) é o sintoma mais natural que acompanha a menstruação. Durante o período menstrual o hormônio prostaglandina é liberado na camada interna do útero (conhecida como endométrio) e provoca contrações. Essas contrações geralmente começam dias antes da menstruação e podem se prolongar pelos primeiros dias da menstruação..
A intensidade da dor da contração varia de mulher para mulher, mas geralmente, a dor é mais intensa no primeiro dia de menstruação.
Juntamente com a cólica podem vir outros sintomas como: Náusea, vomito, diarréia, cansaços, desmaio, dor de cabeça, nervosismo e palidez.

Os médicos classificam a cólica em dois tipos:

  • Cólica Primária: mais comuns nas mulheres, causadas pela chegada da menstruação.
  • Cólica Secundária: provocada por fatores externos ao ciclo menstrual, como, endometriose, doença inflamatória pélvica e mioma.

Dicas para aliviar a dor:


  • Pratique exercício físico: Isso mesmo! Fazer atividades físicas liberam endorfina, um grande aliado nosso contra dores, e relaxam.
  • Coma alimentos ricos em fibra
  • Aplique bolsas de água quente na região abaixo do umbigo.
  • Evite alimentos com cafeína como os refrigerantes de cola, o café e o chocolate (vai ter uma monte de gente triste ao ler isso, mas pode conferir lá no M de Mulher)


Bom meninas estão ai a minhas dicas. Como disse no inicio do post, não sou médica. Antes de se medicar consulte SEMPRE o seu ginecologista.

Mais uma coisinha. Eu vi o site da AWAYS que calcula o dia da chegada e duração da menstruação. Vale a pena dar uma olhada, pois quando estiver perto do dia das terríveis cólicas você já estará preparadas para elas.

Beijos Beijos meus amores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por deixar o seu comentário Poderosa (o) !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...